Sábado, 28 Abril 2018

Gestores da educação a distância ligados a Instituições Públicas de Ensino Superior e Coordenadores de polo EaD debatem, em Natal, a abertura de novas vagas

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

A presidente do Fórum de Coordenadores do Programa UAB no Rio Grande do Norte e também Secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Carmem Rêgo, convocou para um encontro, nesta quinta-feira (26), em Natal, os representantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB) das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Norte, ou seja, da UFRN, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); bem como os Coordenadores de polos de Educação a Distância do Estado.

Esta foi a primeira vez que o Fórum de Coordenadores do Programa UAB, no Rio Grande do Norte, mobilizou em um encontro todos os representantes das IPES e os Coordenadores de Polo atuantes no Estado. Em discussão, estava o Edital nº 5/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O edital tem o objetivo de selecionar propostas das Instituições Públicas de Ensino Superior, integrantes do Programa UAB, para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância, com vagas prioritárias para cursos na área de Formação de Professores em atendimento à Política Nacional de Formação de Professores, conforme Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016.

Ainda de acordo com o edital, os Coordenadores dos polos de Educação a Distância têm até a próxima segunda-feira (30) para definir quais cursos serão ofertados em seus respectivos polos. Para acompanhar as etapas desse processo e a divulgação do resultado das propostas aprovadas, você pode acessar o portal da CAPES http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia.

Fórum UAB - Editada 2

Fórum UAB - Editada 4

Fonte: Setor de Comunicação da SEDIS/UFRN

Terça, 17 Abril 2018

SEDIS promove oficina sobre estresse e ansiedade no ambiente de trabalho

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Cerca de 40 colaboradores da SEDIS se inscreveram para participar da Oficina: "Lidando com o estresse a ansiedade no ambiente de trabalho". O treinamento foi conduzido pela psicóloga Indianara Nunes durante a manhã e a tarde desta segunda-feira (16), no auditório da SEDIS.

Uma pesquisa da International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) mostrou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse no trabalho. E que, de cada 10 pessoas ativas, três pelos menos são acometidas pela chamada síndrome de Burnout — uma espécie de esgotamento mental intenso causado por pressões decorrentes da ocupação profissional.

Entre os fatores que contribuem para esse cenário, segundo a pesquisa, estão o aumento da competitividade no mercado de trabalho e o tempo investido nas rotinas. Trabalhadores em posições de destaque, por exemplo, chegam a encarar uma jornada de 65 horas semanais para dar conta das demandas.

Durante a oficina, os participantes foram orientados a refletir sobre suas rotinas profissionais e apontar indicativos de estresse e ansiedade no trabalho. A partir dessa reflexão, a psicológica Indianara Nunes abordou quais atitudes podem ser levadas em consideração na hora de enfrentar esses transtornos psicológicos.

FONTE: Setor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Segunda, 12 Março 2018

Coordenadores dos cursos a distância da UFRN discutem propostas de melhorias no processo de ensino e aprendizagem

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Nesta segunda-feira (12), no auditório da SEDIS, foi realizada mais uma reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos a Distância da UFRN. Participaram do evento representantes dos cursos de licenciatura e bacharelado ofertados em cidades do interior do Rio Grande do Norte e da Grande Natal.

Entre os pontos destacados estão reinvindicações feitas pelos Coordenadores de Polos de Apoio Presencial, apresentadas há quase um mês, durante um encontro na capital potiguar. Eles solicitaram o estabelecimento de diretrizes para a realização de atividades presenciais nos polos e aplicação de provas de maneira presencial e virtual.

As diretrizes foram submetidas à votação e aprovadas com algumas modificações. O próximo passo, será emitir um memorando para as Coordenações de Cursos a Distância, a ser encaminhado aos docentes, para que tenham ciência dessas diretrizes.

ft-coordenadores-tratada

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Quinta, 08 Março 2018

SEDIS lança o site do ESUD 2018

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

A partir de agora, os interessados em participar do ESUD 2018 têm a sua disposição o site oficial do evento. Nele, os internautas encontrarão informações importantes sobre o XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância.

Esses eventos ocorrerão de maneira simultânea, de 20 a 23 de novembro de 2018, no Praiamar Natal Hotel & Convention, às margens da praia de Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos da capital potiguar.

A realização do ESUD 2018 ocorrerá em um ano especial para a Secretaria de Educação a Distância da UFRN e para a própria universidade. Em 2018, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte completará 60 anos de fundação e a SEDIS estará debutando 15 anos de criação. A expectativa é receber um grande público de várias partes do Brasil e de outros países do mundo. O período de inscrições, de submissões e a programação ainda não foram divulgados, mas você já pode colocar o site entre os seus favoritos.

Acesse e saiba mais www.esud2018.ufrn.br

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN