Secretaria Adm.

(84) 3342.2250

Coord. SEDIS

UAB / Polos

DIV. Patrimônio

(84) 3342.2250 R. 119/120

Suporte TI

3342.2250 R. 110/112

AACC / Estágios

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sedis Notícias

Terça, 29 Maio 2018

Calendário de provas de cursos a distância da UFRN sofre alteração para evitar prejuízos aos acadêmicos

Sedis Notícias Notícias gerais, Eduardo Gusmão

Diante do cenário de paralisação dos caminhoneiros, do desabastecimento em postos de combustíveis no Rio Grande do Norte e em estados vizinhos e, por consequência, de problemas de locomoção de servidores e acadêmicos, a SEDIS seguirá a orientação da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação à realização de atividades de avaliação nesse período.

De acordo com a Administração Central da UFRN, as atividades acadêmicas e administrativas estarão mantidas durante os próximos dias, mas a Reitoria recomenda que não sejam realizadas avaliações, a fim de não prejudicar os acadêmicos com impossibilidade de deslocamento até os Polos de Apoio Presencial, onde comumente são feitas as atividades avaliativas.

Por isso, os acadêmicos dos cursos a distância da UFRN deverão ficar atentos às mudanças no Calendário de Avaliações, tanto para as provas presenciais como para as on-line.

10/06 Realização da 2ª prova presencial das disciplinas do Grupo 01.
17/06 Realização da 2ª prova presencial das disciplinas do Grupo 02.
25 a 30/06 Período para realização de reposição on-line (via ambiente virtual de aprendizagem).
01/07 Período para realização de reposição presencial.

 

Fonte: Setor de Comunicação da SEDIS/UFRN

Segunda, 14 Maio 2018

Nota de pesar

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

A SEDIS lamenta o falecimento, ocorrido na cidade de São Paulo, de Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco, professora doutora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, ainda, conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Marta Pernambuco se descrevia assim no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN: “Fui professora de ensino fundamental, médio e superior em escolas públicas e privadas em lugares diferentes do Brasil e assessorei prefeituras e governos estaduais e federal na construção de propostas pedagógicas”.

Essa é uma descrição simples que não traduz o tamanho da contribuição que ela deu à educação do Rio Grande do Norte e de outras regiões brasileiras. A história da SEDIS também foi construída com o apoio da professora Marta Maria Pernambuco.

O velório ocorre nesta segunda-feira (14), no Cemitério São Paulo e o sepultamento será realizado nesta terça-feira (15), no mesmo local, a partir das 12h.

marta

Descanse em paz, professora Marta!

Quarta, 09 Maio 2018

Ambientes Virtuais de Aprendizagem usados pela UFRN passarão por manutenção

Sedis Notícias Notícias gerais, Silas

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) usados pela UFRN passarão por manutenção nas próximas quarta-feira (9) e quinta-feira (10). De acordo com o analista de suporte da Secretaria de Educação a Distância da UFRN, Luide Capanema, essa parada é necessária para que seja possível resolver alguns problemas de instabilidade nos sistemas.

mandacaru academico capa

Ainda segundo o profissional, caso não seja realizada essa manutenção imediata, no futuro, os danos aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem seriam irreversíveis. Estarão indisponíveis os sites:

<https://mdlcursos.sedis.ufrn.br/> (usado por alunos de cursos de extensão a distância), <https://mdl.sedis.ufrn.br/> (usado por alunos dos cursos de graduação a distância) e <https://mandacaru.etec.eaj.ufrn.br/> (usado por alunos da Escola Agrícola de Jundiaí).

Fonte: Setor de Comunicação da SEDIS/UFRN

Segunda, 07 Maio 2018

NOTAS DO ENEM SERÃO USADAS PARA O INGRESSO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DA UFRN

Editais e concursos Sedis Notícias, Silas

Tem novidade no processo seletivo para os cursos a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 2018, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN completará 15 anos de criação e, além das festividades, o ano será marcado por uma mudança no acesso aos cursos superiores na modalidade de EaD. Os interessados em concorrer a uma das vagas, em polos espalhados pela grande Natal e pelo interior do estado, deverão ficar atentos.

Laboratório de Informática do Polo de Apoio Presencial em Guamaré/RN.
Laboratório de Informática do Polo de Apoio Presencial em Guamaré/RN.

Desde 2005, quando realizou o primeiro vestibular para esses cursos, a UFRN utilizava a aplicação de provas escritas como critério de acesso à instituição de ensino. No último processo seletivo para os cursos a distância, em maio de 2017, os candidatos tiveram de responder a 60 questões objetivas de múltipla escolha e fazer uma redação.

A partir de agora, os candidatos deverão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como critério para concorrer a um futuro processo seletivo. Ainda não existe previsão de divulgação de um novo edital para os cursos a distância. Nesse edital, constarão informações sobre as inscrições para o processo seletivo dos cursos na modalidade EaD. A inscrição no ENEM não garante a inscrição no processo seletivo, mas assegura aos candidatos a condição de concorrer a uma futura seleção, prevista para o ano letivo 2019.1.

As inscrições para o ENEM 2018 começaram nesta segunda-feira (7) e serão encerradas no dia 18 de maio. Para quem não solicitou a isenção do pagamento, a taxa de inscrição custará R$ 82,00 (oitenta e dois reais). No site do INEP <http://www.inep.gov.br>, você encontrará mais informações sobre o ENEM 2018.

Fonte: Setor de Comunicação da SEDIS/UFRN

Sábado, 28 Abril 2018

Gestores da educação a distância ligados a Instituições Públicas de Ensino Superior e Coordenadores de polo EaD debatem, em Natal, a abertura de novas vagas

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

A presidente do Fórum de Coordenadores do Programa UAB no Rio Grande do Norte e também Secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Carmem Rêgo, convocou para um encontro, nesta quinta-feira (26), em Natal, os representantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB) das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Norte, ou seja, da UFRN, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); bem como os Coordenadores de polos de Educação a Distância do Estado.

Esta foi a primeira vez que o Fórum de Coordenadores do Programa UAB, no Rio Grande do Norte, mobilizou em um encontro todos os representantes das IPES e os Coordenadores de Polo atuantes no Estado. Em discussão, estava o Edital nº 5/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O edital tem o objetivo de selecionar propostas das Instituições Públicas de Ensino Superior, integrantes do Programa UAB, para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância, com vagas prioritárias para cursos na área de Formação de Professores em atendimento à Política Nacional de Formação de Professores, conforme Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016.

Ainda de acordo com o edital, os Coordenadores dos polos de Educação a Distância têm até a próxima segunda-feira (30) para definir quais cursos serão ofertados em seus respectivos polos. Para acompanhar as etapas desse processo e a divulgação do resultado das propostas aprovadas, você pode acessar o portal da CAPES http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia.

Fórum UAB - Editada 2

Fórum UAB - Editada 4

Fonte: Setor de Comunicação da SEDIS/UFRN

Terça, 17 Abril 2018

Observatório de Recursos Humanos da UFRN abre seleção para bolsista

Editais e concursos Sedis Notícias, Sedis

O Observatório de Recursos Humanos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas, no período de 17/04 a 27/04/2018, para selecionar 01 (um) estudante para exercer a função de bolsista.

Será disponibilizada 01 (uma) vaga para o curso de Ciências e Tecnologia ou Engenharia da Computação. A vaga será para a atuação na Secretaria de Educação a Distância da UFRN.

Acesse o edital e saiba mais.

Terça, 17 Abril 2018

SEDIS promove oficina sobre estresse e ansiedade no ambiente de trabalho

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Cerca de 40 colaboradores da SEDIS se inscreveram para participar da Oficina: "Lidando com o estresse a ansiedade no ambiente de trabalho". O treinamento foi conduzido pela psicóloga Indianara Nunes durante a manhã e a tarde desta segunda-feira (16), no auditório da SEDIS.

Uma pesquisa da International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) mostrou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse no trabalho. E que, de cada 10 pessoas ativas, três pelos menos são acometidas pela chamada síndrome de Burnout — uma espécie de esgotamento mental intenso causado por pressões decorrentes da ocupação profissional.

Entre os fatores que contribuem para esse cenário, segundo a pesquisa, estão o aumento da competitividade no mercado de trabalho e o tempo investido nas rotinas. Trabalhadores em posições de destaque, por exemplo, chegam a encarar uma jornada de 65 horas semanais para dar conta das demandas.

Durante a oficina, os participantes foram orientados a refletir sobre suas rotinas profissionais e apontar indicativos de estresse e ansiedade no trabalho. A partir dessa reflexão, a psicológica Indianara Nunes abordou quais atitudes podem ser levadas em consideração na hora de enfrentar esses transtornos psicológicos.

FONTE: Setor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

IMG 0724

IMG 0726

Ambiente virtual

Polos de apoio

Web Analytics