Sexta, 24 Agosto 2018

SEDIS participa em Brasília de discussão sobre a efetivação do Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde

Posted in Sedis Notícias, Notícias gerais, Visits: 2757, Print this page: Print

No início da semana, a Secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Carmem Rêgo, participou de uma reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, para discutir o andamento do Curso de Especialização de Preceptoria em Saúde, lançado no primeiro semestre deste ano. Por meio de um convênio entre o Ministério da Saúde e a UFRN (ESUFRN, LAIS e SEDIS), serão ofertadas 2.500 vagas.

Participaram dessa reunião, a Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) do Ministério da Saúde, Cláudia Brandão, a Diretora-Substituta do DEGES/MS, Lilian Leite de Resende, a Coordenadora de Formação da Rede Ebserh, Caroline Valero, a Coordenadora do Curso de Especialização de Preceptoria em Saúde, Rosires Barros, e a Pesquisadora do LAIS/UFRN, Eloiza Oliveira.

A UFRN é responsável pela elaboração das aulas, distribuídas em um total de 48 semanas, com carga horária total de 360 horas, contando com aulas realizadas a distância, via Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), além das atividades presenciais, sob a supervisão da tutoria. O curso tem como objetivos principais aprimorar a prática de preceptoria nos hospitais filiados à Ebserh, desenvolver competências educacionais e ampliar a produção de conhecimento.

O preceptor tem papel fundamental na formação dos novos profissionais de saúde. Ele é um dos responsáveis por conduzir e supervisionar a atuação dos estudantes universitários nos hospitais de ensino. Por isso, iniciativas como essa são essenciais para assegurar a qualidade da educação na área de saúde.

Reunião Preceptoria MS

Fonte: Setor de Comunicação da SEDIS/UFRN