Secretaria Adm.

(84) 3342.2250

Coord. SEDIS

UAB / Polos

DIV. Patrimônio

(84) 3342.2250 R. 119/120

Suporte TI

3342.2250 R. 110/112

AACC / Estágios

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Notícias gerais

Quarta, 27 Julho 2016

Nota de pesar

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN vem a público manifestar sentimento de profunda tristeza pelo falecimento da aluna KEILA ANDRADE GOMES DA SILVA, aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, vinculada ao polo de Parnamirim- RN.

À família, registramos toda a nossa solidariedade neste momento de dor e perda.

Natal, 26 de julho de 2016
Equipe SEDIS- UFRN

Terça, 26 Julho 2016

Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB vem a Natal para encerramento de Programação de Atividades Pedagógicas da SEDIS

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

Durante duas semanas, professores, tutores a distância, coordenadores de polo e de cursos discutiram estratégias de atuação para o segundo semestre letivo deste ano. Nos próximos dias 2 e 3 de agosto, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN encerra uma série de atividades pedagógicas preparatórias para o semestre 2016.2.

A programação de encerramento começa no dia 2 de agosto, a partir das 14h, no Auditório do Centro de Educação da UFRN. Na oportunidade, será apresentado o Curso “Mandacaru Interativo”, por Aline de Pinho, Coordenadora Pedagógica da SEDIS, e por Daniele Rabelo, Pedagoga do Setor de Formação Permanente da SEDIS.

Em seguida, Nara Pimentel, Diretora de Ensino de Graduação a Distância da Universidade de Brasília e Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil irá falar ao público presente sobre o tema: “Ser professor na EaD”. Nara Pimentel é conhecida em todo o país pela participação em debates sobre o fortalecimento e qualidade da EaD.

Nara Pimentel EaD
(Foto: Nara Pimentel/Arquivo Pessoal)

Já no dia 3 de agosto, a partir das 8h30, no Auditório da SEDIS, Carmem Rêgo, Secretária da Secretaria de Educação a Distância da UFRN, e Ione Morais, Secretaria Adjunta, irão falar sobre o Novo Contexto Político e Econômico no Brasil, Perspectivas e outros assuntos. Apenas os coordenadores de polo participam dessa última discussão.

Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

 

Sexta, 22 Julho 2016

UFRN dá início às solenidades de colação de grau dos Cursos de Educação a Distância

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

Acadêmicos matriculados em Cursos de Educação a Distância, na capital e no interior do Rio Grande do Norte, encerram um longo ciclo de aprendizado. Com a ajuda de ferramentas tecnológicas, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem “Mandacaru”, eles descobriram um mundo cheio de novas possibilidades. Nesta sexta-feira (22), no Auditório da Reitoria da UFRN, começa uma sequência de cerimônias de colação de grau. O cronograma de solenidades se estende até setembro. Ao todo, mais de 970 acadêmicos devem participar desses eventos.

Na relação de formandos estão estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração Pública, e ainda, Licenciaturas em Pedagogia, Letras, Educação Física, Química, Física, Matemática, Geografia e Ciências Biológicas. Esses estudantes são moradores de cidades como Nova Cruz, Grossos, Martins, Luís Gomes e Currais Novos. No caso de quem vive em lugares afastados dos grandes centros urbanos, a implantação de um polo da UFRN representou um alicerce necessário para a democratização do ensino superior, compreendida no passado como impossível

Confira o convite para as solenidades de formatura.

Convite Colacao de Grau 2016 1-web-FINAL CORRIGIDO

Sexta, 22 Julho 2016

Profissionais da SEDIS compartilham experiências na área de EaD com IF Goiano

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

O município de Trindade fica na região metropolitana de Goiânia, capital do estado de Goiás. Menos de 20 quilômetros separam essas duas cidades. O lugar é conhecido por abrigar o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno que atrai milhares de romeiros de todo o Brasil ao longo do ano.

Santuário Basílica
Divulgação/AFIPE

É nessa cidade, no coração do país, que profissionais da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ajudam a construir novas perspectivas educacionais. A convite do Instituto Federal Goiano, eles deixaram Natal para compartilhar conhecimentos.

Profissionais da SEDIS

A ideia é ajudar o IF Goiano na criação de um Setor de Educação a Distância. Para o sucesso dessa iniciativa, integrantes das equipes de Revisão e Edição de Materiais Didáticos da SEDIS apresentaram suas expertises nessa área, durante os dias 20 e 22 de julho.

Equipe IF Goiano recebe orientações

Maria da Penha Casado Alves, coordenadora do Setor de Revisão, Fabíola Barreto Gonçalves, responsável pela Revisão em Língua Portuguesa, Edineide da Silva Marques, especialista nas regras da ABNT, Margareth Pereira Dias, responsável pelo Design Instrucional, e Maurício Oliveira, Programador Visual, integram o grupo da UFRN que fez história, no Centro-Oeste brasileiro.

Fonte: Equipe de Comunicação SEDIS/UFRN

Sexta, 15 Julho 2016

No Seridó e no Alto Oeste Potiguar, a EaD ajuda a encurtar distâncias

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

A primeira graduação a gente nunca esquece. Para Regiane Simões, os anos dedicados ao Curso Superior em Ciências Biológicas serão mesmo inesquecíveis. Ela trabalha como babá em Currais Novos, na Região Seridó do Rio Grande do Norte. Em toda a família, é a primeira pessoa a conseguir uma formação acadêmica

Cuidar dos filhos dos outros já é desafiador e, ao avaliar sua trajetória, a estudante universitária confessa, encontrou muita dificuldade, pois “conciliar trabalho e estudo não é fácil, apesar de ser na EaD onde podemos de certa forma escolher um horário para estudar, não foi tão fácil”.

Regiane Simões Foto
Foto:Arquivo Pessoal

Mesmo com todo o cansaço imposto por essa difícil rotina, Regiane se inscreveu em uma nova seleção, dessa vez, para pós-graduação. Ela aguarda ansiosa o resultado de uma seleção para a especialização na área de Ciências da Natureza e está confiante de que, com o histórico acadêmico conquistado na UFRN, vai ter sucesso.

De Luís Gomes, no Alto Oeste Potiguar, vem outro exemplo de superação. Weslley Epifânio Sarmento mora na cidade de Uiraúna, interior da Paraíba, na divisa com o Rio Grande do Norte. Menos de 20 quilômetros separam os dois municípios. Em solo potiguar, ele começou a enfrentar um novo desafio acadêmico.

Weslley conta que já é graduado em Fisioterapia, mas queria complementar os estudos e ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Ele decidiu concorrer a uma vaga no Curso de Educação Física, ofertado na modalidade a distância pela UFRN.

Weslley Sarmento Foto
Foto:Arquivo Pessoal

“O que me atraiu foi a possibilidade de fazer meu próprio horário de estudos e também ter a chance de ser professor na área de Educação Física”, diz Weslley. Além disso, estudar no Polo de Luís Gomes aproximou ainda mais o paraibano do Rio Grande do Norte. Ele criou laços de amizade e, quem sabe um dia, poderá exercer a nova profissão naquele lugar.

Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Quinta, 14 Julho 2016

Entre a serra e o litoral potiguar, esperança por dias melhores renasce com a ajuda da educação

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Há 20 anos Danilo Tibúrcio Peixoto exerce a profissão de técnico de radiologia. O tempo de ocupação profissional pode, à primeira vista, sugerir que ele vive na zona de conforto e não precisa mais procurar por novas oportunidades de trabalho. Porém, Danilo não pensa assim.

Ele está prestes a concluir o curso de Ciências Biológicas no Polo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Macau, na Região da Costa Branca Potiguar. Ao ser questionado sobre os motivos de retomar os estudos, ele é enfático, “a marca da UFRN chamou minha atenção, essa é uma das melhores instituições de ensino do Brasil”, relata com euforia.

ft-danilo

(Danilo Tibúrcio Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com Danilo, no município salineiro, há uma carência de professores na área de Ciências Biológicas. Com o diploma de licenciatura em mãos, ele espera ser aprovado em um concurso público e dar aulas. Ele não esconde a satisfação com essa realidade: “em Macau há mais facilidade para o meu campo de trabalho”.

Do litoral potiguar, subimos a serra para contar a história de Fabiano de Queiroz, morador de Serrinha dos Pintos. A cidade fica a menos de 10 quilômetros de distância de Martins, onde também funciona um Polo de Apoio Presencial da UFRN.

ft-fabiano

(Fabiano de Queiroz Foto: Arquivo Pessoal)

O balconista de farmácia alimentou durante anos o desejo de cursar Educação Física. Sem condições de pagar uma faculdade particular ou deixar a cidade onde mora para tentar a sorte na capital, ele concretizou esse objetivo com a ajuda dos tutores e da equipe de apoio do Polo de Martins.

Como as aulas são semipresenciais, a proximidade da casa dele para o Polo de Apoio foi um diferencial positivo para a conclusão dos estudos. Em breve, ele vai estar apto a dar aulas de Educação Física e não quer parar de se qualificar. “Assim que concluir o curso vou partir para a especialização”, afirma Fabiano, empolgado.

Fonte: Equipe de Comunicação SEDIS/UFRN

Quarta, 13 Julho 2016

A Educação a Distância aproxima homens e mulheres da realização do sonho de acessar o ensino superior.

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

Nesta série de reportagens sobre os formandos dos Polos de Educação a Distância da UFRN espalhados pelo interior do estado, vamos conhecer a história de gente batalhadora. Homens e mulheres que enxergaram no acesso ao ensino superior uma forma de transformação de vida. Casada, mãe de dois filhos, dona de casa, trabalha fora. Várias mulheres brasileiras podem ser enquadradas nesse perfil. Por conta da dupla jornada, muitas desistem de realizar o sonho de ter o diploma em um curso superior. Uma delas, Francisca Vânia Soares, resolveu lutar para não entrar para as estatísticas das que são obrigadas, pela falta de oportunidades, a abrir mão da qualificação profissional. Durante 4 anos, além dos cuidados com a casa, os filhos e os dois turnos de trabalho em uma escola da rede pública, ela encontrou tempo para ler, acessar a internet, pesquisar e pesquisar. Francisca Vânia, reconhece, não sabe como iria concluir o Curso de Pedagogia se não fosse a implantação em Caraúbas, cidade onde mora, de um Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisca Vânia Foto
Foto: Francisca Vânia/Arquivo Pessoal

“Seria difícil deixar Caraúbas para estudar em outra cidade, ou até mesmo, ir até a capital”, comenta Francisca. Em poucos dias, a assistente administrativa vai se formar em Pedagogia e dar um passo importante para a carreira profissional. “Quero continuar a trabalhar no ensino público, mas agora como pedagoga”, diz emocionada ao pensar no futuro. A Pedagogia também fisgou Mary Carneiro de Paiva Oliveira, moradora de Marcelino Vieira. Mas no caso dela, de uma forma diferente. Ela já é formada em Letras e mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Segundo Mary Carneiro, sempre atuou na área pedagógica e faltava algo mais para complementar o currículo. Essa busca resultou na conquista de uma vaga no curso de Pedagogia, oferecido pelo Polo de Apoio Presencial da UFRN na cidade. Ela fala entusiasmada sobre o período em que estudou na modalidade de Educação a Distância: “vivenciei a iniciação científica, conheci um novo aprendizado, bem melhor que as experiências anteriores, que eram presenciais”.

Mary Carneiro Foto
Foto: Mary Carneiro/Arquivo Pessoal

Agora ela faz planos para integrar a equipe pedagógica de uma escola e contribuir com a formação de crianças e adolescentes. E se depender da força de vontade que ela demonstrou até aqui, nada, nem ninguém, podem impedi-la de alcançar seus objetivos.

Fonte: Equipe de Comunicação SEDIS/UFRN

Terça, 05 Julho 2016

Pesquisadoras da SEDIS apresentam artigo científico na cidade de Bragança, em Portugal

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

Bragança é considerada a capital da Região de Trás-os-Montes, no nordeste de Portugal. São cerca de 490 quilômetros de distância de Lisboa. Entre os atrativos turísticos estão vilas históricas, montanhas e um dos castelos medievais mais importantes para os portugueses: o Castelo de Bragança.

Foto Castelo de Braganþa
Foto: Arquivo Pessoal

Essa cidade encantadora foi escolhida para receber a sétima edição do Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem. O evento é realizado no Instituto Politécnico de Bragança e, este ano, conta com a participação de duas representantes da Secretaria de Educação a Distância da UFRN.

Foto Apresenta Congresso
Foto: Arquivo Pessoal

Nesta terça-feira (5), Aline de Pinho, coordenadora pedagógica de Educação a Distância da UFRN, e Danieli Rabelo, pedagoga do setor de Formação Permanente, apresentaram um artigo científico. O trabalho traz uma proposta inovadora para a qualificação de professores que atuam no ambiente virtual.

Para tanto, a pesquisa também contou com a colaboração dos pesquisadores Keila de Souza e Artur Nobre. Juntos, eles pensaram em um espaço virtual onde seja possível aos professores apropriar-se, de acordo com as características pessoais de aprendizagem, dos conteúdos e, a partir daí, compartilhar os conhecimentos com seus respectivos alunos.

Foto Pesquisadoras
Foto: Arquivo Pessoal

O professor Domingo José Gallego, da Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madrid, Espanha, acompanhou a apresentação e fotografou muitos slides. Ele é considerado um dos principais especialistas em Estilos de Aprendizagem na atualidade.

De acordo com as pesquisadoras, o Ambiente Virtual Mandacaru e o Curso Mandacaru Interativo, citados ao longo do artigo científico, chamaram a atenção de todos os presentes, mostrando os avanços da SEDIS em ferramentas tecnológicas que auxiliam no aperfeiçoamento da EaD. O Congresso encerra-se nesta quarta-feira (6).

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Ambiente virtual

Polos de apoio

Web Analytics