Secretaria Adm.

(84) 3342.2250

Coord. SEDIS

UAB / Polos

DIV. Patrimônio

(84) 3342.2250 R. 119/120

Suporte TI

3342.2250 R. 110/112

AACC / Estágios

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Notícias gerais

Quarta, 08 Fevereiro 2017

Ambiente Virtual Mandacaru ganha uma versão para dispositivos móveis

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment – Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Há alguns anos, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN desenvolveu, com base nesse programa, um formato específico chamado Mandacaru.

Mandacaru MobileO Ambiente Virtual, conhecido por seus usuários (alunos, tutores e professores) pela modernidade e navegabilidade dinâmica, ganha agora uma versão para dispositivos móveis, o Mandacaru Mobile.

O aplicativo possui o mesmo conteúdo da plataforma e está disponível para tablets e smarthphones. De acordo com Gustavo Barbosa, gerente de desenvolvimento de ambientes virtuais da SEDIS, a principal vantagem de baixar o Mandacaru Mobile é a conectividade, mesmo sem o acesso à internet.

Ele explica que os usuários vão poder fazer downloads de materiais dos módulos e estudar quando estiverem off-line. Um exercício, por exemplo, vai poder ser feito e salvo. Posteriormente, quando for realizada uma nova conexão com a web, esse conteúdo será enviado automaticamente. Também será possível, por meio do aplicativo, entrar em contato com outros acadêmicos através da opção Mensagens.

E aí? Que tal experimentar essa nova ferramenta? Baixe agora e inove na sua rotina de estudos.

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Quinta, 02 Fevereiro 2017

SEDIS reúne em Natal Coordenadores de Polos de Apoio Presencial

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Coordenadores de Polos de Apoio Presencial da Universidade Federal do Rio Grande de Norte participaram, nesta quinta-feira (2), no auditório da Secretaria de Educação a Distância, de um encontro com o objetivo de apresentar o planejamento das atividades para 2017 e discutir o cumprimento de novas metas.

Dos 15 Polos de Apoio Presencial existentes no Rio Grande do Norte, 13 enviaram representantes. A reunião foi coordenada pela Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo e pela Secretária adjunta da SEDIS, Ione Morais. As duas reforçaram o compromisso da SEDIS com a qualidade na educação superior a distância.

Os Coordenadores tiveram a oportunidade de falar sobre suas realidades e propor melhorias na prestação de um melhor serviço à comunidade acadêmica. A integração dos Polos foi um dos pontos abordados durante as falas.

O primeiro semestre letivo de 2017 está previsto para começar em 13 de fevereiro de 2017.

ft01

 

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

 

Sexta, 27 Janeiro 2017

Nota de Pesar

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Ainda consternados, comunicamos o falecimento do professor CLAUDIO CARLOS DIAS. Neste triste momento, manifestamos nosso sentimento de pesar acompanhado do orgulho por esse docente, lembrando do desprendimento e do espírito de luta que o moveu, sendo pioneiro nas discussões e nas ações voltadas para o Ensino a distância nesta instituição, bem como o primeiro coordenador de graduação a distância em Matemática e atual coordenador de especialização em Matemática para o Ensino Médio (EaD).

A comunidade universitária, representada por todos os seus segmentos, manifesta a sua solidariedade à família e aos amigos. Resta-nos cultivar a memória de homem, cidadão digno, professor, escritor e lutador pelas causas em que acreditava.


Equipe UFRN/SEDIS

Quarta, 18 Janeiro 2017

SEDIS participa da UniRede e contribui com o fortalecimento das pesquisas na área de EaD

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

A UniRede foi originada a partir de um consórcio interuniversitário criado em dezembro de 1999 com o nome de Universidade Virtual Pública do Brasil. Para tanto, oitenta e duas instituições públicas de ensino superior e sete consórcios regionais foram reunidos com o objetivo principal de democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da oferta de cursos gratuitos a distância nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão.

As reflexões sobre essa união entre várias universidades públicas brasileiras podem ser compartilhadas por meio da “EmRede – Revista de Educação a Distância”. A publicação acadêmica da Associação Universidade em Rede – UniRede foi criada em 2014.  A missão da “EmRede” é apoiar e divulgar a produção científica referente às experiências e às pesquisas vinculadas à educação a distância.

 As professoras Carmem Rêgo e Ione Morais, dirigentes da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, publicaram um artigo científico nessa revista. Redigido em parceria com o ex-Secretário Executivo da instituição, João Paulo Rodrigues do Nascimento, o estudo abordou a Institucionalização da Educação a Distância em instituição de ensino superior.

O texto completo dessa pesquisa pode ser lido por meio do link.

Capas Revista em Rede

Terça, 27 Dezembro 2016

Acadêmico de História EaD do Polo São Gonçalo ganha menção honrosa em Prêmio Nacional de Poesia

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

O Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poetize 2017, divulgou o resultado dos trabalhos classificados para fazer parte de uma publicação com 250 obras de autores de todo o Brasil. Entre eles, está a poesia “Anjo de Mentiras”, de autoria de Cláudio Wagner da Silva.

A menção honrosa conquistada por ele, garantiu o direito de fazer parte da obra Prêmio Poetize 2017. Antologia Poética. Cláudio Wagner da Silva é acadêmico de História EaD do Polo da UFRN, em São Gonçalo do Amarante. Em setembro deste ano, ele lançou o livro “Entre a Sombra da Razão e a Razão da Sombra”, com 69 poemas. Entre os assuntos abordados estão amor, temáticas sociais, existenciais e científicas.

A lista completa com os nomes dos classificados pode ser acessada no site: www.premiopoetize.com.br

Premio Poetize 2017 V2

Quinta, 17 Novembro 2016

Acessibilidade em Ambientes Culturais será debatida durante dois dias em Natal-RN

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

Como estão as condições de acessibilidade nos ambientes culturais? Como são tratadas as pessoas com deficiência nesses lugares? Para debater questões como essas, será realizado o I Encontro Potiguar de Acessibilidade em Ambientes Culturais.

O evento é promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como parte integrante do Plano de Cultura da UFRN/Mais Cultura nas Universidades, por meio do NAC/PROEX, Centro de Educação, CAENE e SEDIS. As discussões ocorrerão nos dias 22 e 23 de novembro de 2016, no Auditório do Hotel Holiday Inn Natal.

Entre os temas que serão discutidos estão as políticas públicas na área de cultura, considerando o museu, o audiovisual, as práticas artísticas, a produção cultural, a leitura e o livro. O público-alvo é composto por estudantes, professores, artistas, dirigentes, produtores culturais, representantes de instituições e entidades ligadas à educação, à cultura e à arte.

300 (trezentas) vagas são oferecidas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet por meio do link:goo.gl/MGV9JS.

Banner Encontro Acessibilidade

 Fonte: Setor de Comunicação da SEDIS/UFRN

Sexta, 04 Novembro 2016

Evento discutirá a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva no ambiente escolar

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

No próximo dia 11 de novembro, será realizado o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento “O Uso do Sistema de FM no Ambiente Escolar”. Para o evento, a expectativa é reunir cursistas, tutores, coordenadores do curso, além de profissionais interessados em temas relacionados à acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

O curso é promovido pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR), em parceria com o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do HUOL, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN.

Durante o curso, os professores são capacitados para lidar com alunos que usam o Sistema FM, e assim, compreendem melhor as aulas. O Sistema FM ou Sistema de Frequência Modulada é acoplado ao aparelho de amplificação sonora individual e/ou ao implante coclear de pessoas com deficiência auditiva.

O evento ocorrerá das 8h às 12h, no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra. Para quem quiser participar dessa programação, as inscrições são gratuitas e, podem ser feitas pelo SIGAA.

Convite Sistema FM - Atualizado

Segunda, 31 Outubro 2016

Programador Visual da SEDIS/UFRN publica artigo em Revista Portuguesa

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

Sabe aquele efeito visual usado em desenhos animados, cinema, programas de TV e videogames? O nome dele é “Paralaxe”. A partir de seu uso, as imagens são sobrepostas e se movimentam em velocidades e profundidades diferentes, dando ao espectador a ilusão de que são tridimensionais.

Foto 1 Artigo
Material Interativo/EaD

Davi Jose Di Giacomo Koshiyama, Programador Visual da Secretaria de Educação a Distância da UFRN, aplicou esse recurso na interface de dois materiais interativos de ensino de graduação a distância. Os resultados dessa aplicação serviram de base para a produção do artigo científico “Análise de usabilidade: Paralaxe aplicada em interface de EaD”.

Foto 2 Artigo
Material Interativo/EaD

O trabalho de pesquisa foi publicado na Revista Portuguesa “Prisma.com”. A publicaçãoonlineé dedicada à investigação na interseção da comunicação, informação e tecnologia. Os resultados desse estudo poderão ser considerados para desenvolvimento de futuros materiais interativos para cursos de Educação a Distância.

O artigo pode ser acessado por meio do link: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/4208.

FONTE: Setor de Comunicação SEDIS/UFRN

Ambiente virtual

Polos de apoio

Web Analytics