Terça, 19 Junho 2018

Nota de pesar

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

É com sentimento de pesar que tomamos conhecimento do falecimento de MARIA ALDENIZE DOS ANJOS, acadêmica do Curso de Licenciatura em História, na modalidade a distância, vinculada ao Polo de Parnamirim/RN.

Nesse momento de dor, a Secretaria de Educação a Distância e a Coordenação do Curso de História/EaD-UFRN se solidariza com todos os familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências.

Equipe SEDIS/UFRN

Terça, 29 Maio 2018

Calendário de provas de cursos a distância da UFRN sofre alteração para evitar prejuízos aos acadêmicos

Sedis Notícias Notícias gerais, Eduardo Gusmão

Diante do cenário de paralisação dos caminhoneiros, do desabastecimento em postos de combustíveis no Rio Grande do Norte e em estados vizinhos e, por consequência, de problemas de locomoção de servidores e acadêmicos, a SEDIS seguirá a orientação da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação à realização de atividades de avaliação nesse período.

De acordo com a Administração Central da UFRN, as atividades acadêmicas e administrativas estarão mantidas durante os próximos dias, mas a Reitoria recomenda que não sejam realizadas avaliações, a fim de não prejudicar os acadêmicos com impossibilidade de deslocamento até os Polos de Apoio Presencial, onde comumente são feitas as atividades avaliativas.

Por isso, os acadêmicos dos cursos a distância da UFRN deverão ficar atentos às mudanças no Calendário de Avaliações, tanto para as provas presenciais como para as on-line.

10/06 Realização da 2ª prova presencial das disciplinas do Grupo 01.
17/06 Realização da 2ª prova presencial das disciplinas do Grupo 02.
25 a 30/06 Período para realização de reposição on-line (via ambiente virtual de aprendizagem).
01/07 Período para realização de reposição presencial.

Segunda, 14 Maio 2018

Nota de pesar

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

A SEDIS lamenta o falecimento, ocorrido na cidade de São Paulo, de Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco, professora doutora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, ainda, conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Marta Pernambuco se descrevia assim no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN: “Fui professora de ensino fundamental, médio e superior em escolas públicas e privadas em lugares diferentes do Brasil e assessorei prefeituras e governos estaduais e federal na construção de propostas pedagógicas”.

Essa é uma descrição simples que não traduz o tamanho da contribuição que ela deu à educação do Rio Grande do Norte e de outras regiões brasileiras. A história da SEDIS também foi construída com o apoio da professora Marta Maria Pernambuco.

O velório ocorre nesta segunda-feira (14), no Cemitério São Paulo e o sepultamento será realizado nesta terça-feira (15), no mesmo local, a partir das 12h.

marta

Descanse em paz, professora Marta!

Quarta, 09 Maio 2018

Ambientes Virtuais de Aprendizagem usados pela UFRN passarão por manutenção

Sedis Notícias Notícias gerais, Silas

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) usados pela UFRN passarão por manutenção nas próximas quarta-feira (9) e quinta-feira (10). De acordo com o analista de suporte da Secretaria de Educação a Distância da UFRN, Luide Capanema, essa parada é necessária para que seja possível resolver alguns problemas de instabilidade nos sistemas.

mandacaru academico capa

Ainda segundo o profissional, caso não seja realizada essa manutenção imediata, no futuro, os danos aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem seriam irreversíveis. Estarão indisponíveis os sites:

<https://mdlcursos.sedis.ufrn.br/> (usado por alunos de cursos de extensão a distância), <https://mdl.sedis.ufrn.br/> (usado por alunos dos cursos de graduação a distância) e <https://mandacaru.etec.eaj.ufrn.br/> (usado por alunos da Escola Agrícola de Jundiaí).

Sábado, 28 Abril 2018

Gestores da educação a distância ligados a Instituições Públicas de Ensino Superior e Coordenadores de polo EaD debatem, em Natal, a abertura de novas vagas

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

A presidente do Fórum de Coordenadores do Programa UAB no Rio Grande do Norte e também Secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Carmem Rêgo, convocou para um encontro, nesta quinta-feira (26), em Natal, os representantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB) das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Norte, ou seja, da UFRN, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); bem como os Coordenadores de polos de Educação a Distância do Estado.

Esta foi a primeira vez que o Fórum de Coordenadores do Programa UAB, no Rio Grande do Norte, mobilizou em um encontro todos os representantes das IPES e os Coordenadores de Polo atuantes no Estado. Em discussão, estava o Edital nº 5/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O edital tem o objetivo de selecionar propostas das Instituições Públicas de Ensino Superior, integrantes do Programa UAB, para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância, com vagas prioritárias para cursos na área de Formação de Professores em atendimento à Política Nacional de Formação de Professores, conforme Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016.

Ainda de acordo com o edital, os Coordenadores dos polos de Educação a Distância têm até a próxima segunda-feira (30) para definir quais cursos serão ofertados em seus respectivos polos. Para acompanhar as etapas desse processo e a divulgação do resultado das propostas aprovadas, você pode acessar o portal da CAPES http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia.

Fórum UAB - Editada 2

Fórum UAB - Editada 4